O Esporte como Ferramenta Social e Educacional

O Esporte como Ferramenta Social e Educacional: Campeonato Alterosa

Redes sociais a redes de um gol, uma hora de vídeo a um minuto de experiência, uma foto a um momento.

A inconsciente escolha das crianças e adolescentes pode até parecer manchete de um jornal, mas infelizmente o sedentarismo é uma realidade que muitas vezes passa despercebida, até mesmo pelos pais.

No entanto, é preciso que haja uma mudança no comportamento desses jovens, e é importante que o incentivo para essa transformação aconteça tanto em casa quanto na escola.

O esporte sem dúvida é uma ótima opção, e pode ser um instrumento pedagógico fundamental para o desenvolvimento individual e social dos alunos.

Quer descobrir quais são os principais benefícios de manter crianças e adolescentes “ligados” aos esportes e bem longe das tomadas? Então acompanhe o post até o fim e aprenda como lidar e incentivar esses jovens!

Saúde Física e Mental

Você com certeza já ouviu falar das maravilhas que o esporte proporciona ao corpo, não é mesmo?

A prática de exercícios possibilita aos jovens uma rotina saudável, o que favorece seu condicionamento físico, e consequentemente, a capacidade cardiorrespiratória, flexibilidade e força.

Além de ajudar no combate de doenças, como: a obesidade e o diabetes.

No entanto, você já parou para pensar que os resultados das atividades físicas promovem ganhos além do corpo?

Conheça agora os 5 principais benefícios que o esporte confere à mente:

Bom humor

Não existe uma fórmula mágica para o bom humor, mas o esporte sem dúvida é um dos ingredientes principais.

Isso porque ao praticar exercícios físicos o cérebro libera hormônios como a serotonina, endorfina e a dopamina, que provocam a sensação de bem-estar e, consequentemente, bom-humor.

Maior Concentração

Além de provocar a sensação de bem-estar, praticar exercícios físicos regularmente auxilia a manter as atividades cerebrais aguçadas ao decorrer dos anos.

Além disso, ajuda a ampliar o nível de concentração na realização das tarefas diárias, como: exercícios escolares e deveres.

E para isso, 30 minutos de algum esporte ou qualquer atividade física são suficientes.

Distância da Depressão

A depressão não escolhe idade, e por essa razão, é preciso ter um cuidado redobrado com essa questão, pois é uma doença que infelizmente está se tornando cada vez mais comum entre os jovens.

Incentivar a prática de esportes é uma maneira bastante efetiva para manter os jovens com o pensamento focado, o cérebro em atividade e bem longe dos sintomas da depressão.

Dessa forma, o corpo tende a reduzir o nível de cortisol, hormônio do estresse, e a aumentar a produção de endorfinas, que como vimos anteriormente, são os hormônios que causam a sensação do bem-estar.

Qualidade do Sono

A prática de exercícios físicos ajuda a regular o ciclo do sono, o que melhora a qualidade do descanso.

Além disso, como você pode imaginar, ter uma boa noite de sono é extremamente importante para o funcionamento corpo e principalmente da mente. E, em especial das crianças, que precisam de no mínimo 10 horas de sono.

Entretanto, não incentive treinos noturnos, pois o exercício proporciona muita energia, o que pode atrapalhar a chegada do sono.

Autoconfiança

Os esportes além de melhorar o humor, aumentar a concentração, afastar a depressão e auxiliar no sono, ajuda também a aumentar a autoestima e a autoconfiança.

Isso acontece devido a energia produzida nas atividades físicas, que possibilita aperfeiçoar o desempenho das tarefas realizadas no dia a dia.

Sem contar que um corpo em forma e saudável ajuda – e muito – a elevar a autoestima de qualquer pessoa, inclusive dos adolescentes.

O Esporte como Ferramenta Social e Educacional: Campeonato Alterosa

O Esporte nas Escolas

Os esportes e demais exercícios praticados pelas crianças e adolescentes nas escolas, contribuem para o desenvolvimento do trabalho em equipe. Sendo essa, uma qualidade extremamente relevante para o futuro profissional e social desses jovens.

Ademais, os esportes também desenvolvem habilidades pessoais, como: disciplina e responsabilidade. Uma vez que exige compromisso e respeito por parte dos praticantes.

Além de proporcionar maior desenvoltura corporal, equilíbrio e coordenação motora.

Os esportes mais praticados nas escolas brasileiras são:

  1. Handebol
  2.  Futsal
  3. Vôlei
  4. Basquete

E, ao contrário do que muitos pensam, o futsal não é o esporte mais praticado nas escolas, mas sim, o Handebol!

Como incentivar a prática de esportes

Antes de tudo, é necessário que façamos um acordo. Sem pressão, ok?

É preciso que a criança e o adolescente sinta interesse e tenha dedicação ao realizar as atividades.

Para isso, se atente à essas dicas:

 Participe das atividades

Seja mais do que um mentor, seja uma inspiração.

Participar das atividades é uma boa maneira de estimular os jovens a praticarem os exercícios propostos.

Sem contar que, a sua ajuda, pode ser uma ótima influência para eles.

 Exponha os benefícios

Nunca ameace ou chantageie a criança ou o adolescente para praticarem algum exercício, isso pode afastá-los ainda mais.

Procure explicar e apresentar todas as vantagens e o que eles têm a ganhar com os esportes.

 Compartilhe suas experiências

Como já foi dito, você pode inspirar esses jovens através das suas ações.

Para isso, conte sobre suas experiências com o esporte. Seja algum momento engraçado, desafiador ou uma conquista.

E tenha certeza: esse será um excelente estímulo!

A mudança social por meio do esporte

O esporte também pode ser a transformação e realização na vida de muitas pessoas. especialmente de jovens carentes, que encontram no esporte a oportunidade de uma vida melhor.

Existem inúmeros institutos e ONGs (Organização não Governamental) que trabalham com projetos sociais, afim de ajudar crianças e adolescentes de comunidades carentes.

O Instituto Reação é um exemplo de instituição.

Criado em 2003, pelo medalhista olímpico Flávio Canto, seu técnico Geraldo Bernardes e amigos, o Instituto Reação promove o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio do esporte e da educação.

Como você pôde perceber, o esporte além de gerar desenvolvimento social, tem o poder de transformar vidas e renovar as esperanças das pessoas.

O Esporte como Ferramenta Social e Educacional: Campeonato Alterosa

A visão da Faculdade Famart sobre o esporte

A Famart se preocupa com o bem-estar social e acredita que o esporte tem a capacidade de mudar a realidade das pessoas, além de ser uma forma de inclusão social.

O futebol, em especial, ajuda no desenvolvimento de algumas habilidades, como: coordenação motora, equilíbrio e concentração. Além de educar, ensinando valores éticos e de respeito ao próximo.

Neste ano de 2019, a Faculdade Famart teve o orgulho de patrocinar o time Sintetic Bool, time de Belo horizonte – MG, na Copa Alterosa de Fut 7, evento tradicional no calendário esportivo de Minas Gerais.

Nesta edição, o evento reuniu 16 equipes de Minas Gerais, com 339 atletas participantes, onde a nossa equipe, Sintec Boll FAMART, participou com as categorias Sub11, Sub13 e sagrou-se campeão na categoria Sub 11.

É incrível poder ajudar novos talentos na realização de um sonho, não é mesmo?

É por isso que a Faculdade Famart se preocupa tanto com essa questão, pois a Famart também é a realização de um sonho, um sonho de transformação pela educação.

Mas e ai? Gostou do nosso post? Então curta nossa página no facebook e fique por dentro de todas as novidades. Até a próxima!

Compartilhe:

Osório Santos, 207 – Itaúna / MG - CEP: 35680-229

0800 942 5006

(37) 9 9836-4736

atendimento@suafaculdadeead.com.br