Como um professor pode investir em capacitação profissional?

Em todas as áreas de atuação, a capacitação profissional é imprescindível para ter uma carreira bem sucedida. Mas, especialmente na área da educação, este é um fator primordial. Isso porque o professor é a figura responsável por mediar a construção do conhecimento. Logo, educadores bem preparados tendem a formar alunos melhores.

A importância da formação do docente foi constatada pelo estudo Formação Continuada de Professores no Brasil. A pesquisa indicou que educadores bem capacitados contribuem para que alunos aprendam até 70% mais do que aprenderiam em média.

Essa informação justifica os esforços de profissionais que investem em educação continuada. Afinal, quanto mais rica for a formação do docente, mais chances ele terá de se destacar no mercado de trabalho.

Neste artigo, apresentamos alguns caminhos para quem pretende ampliar sua formação. Acompanhe!

Por que investir em formação continuada?

capacitação profissionalDepois de terminar a graduação e ingressar no mercado de trabalho, pode ser muito difícil voltar a estudar. A rotina se transforma em uma correria e, de repente, você se vê imerso em responsabilidades profissionais e pessoais.

Administrar tudo isso é um grande desafio. E é justamente nesse ponto que muitos professores simplesmente param de investir em sua formação.

A princípio, o diploma de licenciatura pode parecer suficiente. Mas, em pouco tempo, o profissional percebe que é preciso de algo mais para sobressair no mercado.

Neste sentido, a capacitação profissional pode contribuir para ampliar os conhecimentos do docente e aprimorar suas técnicas de ensino. Além disso, investir em formação continuada serve para manter-se atualizado sobre a área de atuação e adaptar-se facilmente às mudanças.

Por fim, o professor mais capacitado tende a criar aulas mais produtivas, contribuindo assim, para melhorar o aprendizado dos alunos.

Os caminhos para a capacitação profissional

Quando o educador percebe que está na hora de ir além de sua primeira formação, é comum ter dúvidas sobre o que fazer. Afinal, há tantas opções que fica difícil de saber qual delas é a melhor. Fazer uma pós-graduação ead ou uma segunda licenciatura ead? Investir em um MBA ou em um curso livre?

Todas essas podem ser boas alternativas. No entanto, antes de escolher entre uma e outra, é importante ver qual delas melhor se alinha a seus objetivos profissionais. Assim, você garante que estará empregando tempo e dinheiro em algo que realmente contribuirá para o avanço de sua carreira.

Listamos a seguir algumas das opções para professores que estão à procura de capacitação profissional. Confira:

1. Pós-graduação EaD: especialização

Depois de concluir a faculdade, a escolha mais comum é fazer uma pós-graduação ead. Essa é uma forma do profissional se especializar com conforto e flexibilidade e se manter competitivo no mercado de trabalho.

Ao investir em uma especialização, o professor adquire mais conhecimentos para atuar em áreas específicas de sua profissão. Entre os exemplos estão especializações para trabalhar com educação especial e inclusiva, ensino de jovens e adultos, coordenação pedagógica e gestão escolar.

Neste sentido, uma pós ead pode contribuir para ampliar as oportunidades do profissional. Isso porque trata-se de um diferencial importante e, em muitos casos, uma exigência para ocupar determinados cargos.

2. Pós-graduação EaD: MBA

Uma outra modalidade de pós-graduação é o MBA. A sigla em inglês significa Masters Business Administration. Portanto, tratam-se de cursos voltados à área de gestão e negócios. Mas, você deve estar se perguntando, o que isso tem a ver com a carreira de educador?

A verdade é que esta pode ser uma ótima opção para quem pretende redirecionar sua carreira. Mesmo sendo um professor, é possível atuar em cargos de gestão. Para isso, no entanto, é importante conhecer muito bem as práticas de liderança e negócios.

O MBA contribui para a formação dessa base teórica e prática. Assim, o profissional adquire os conhecimentos necessários para assumir novos desafios fora da sala de aula.

3. Segunda licenciatura EaD

A pós-graduação não é a única alternativa para ampliar seus conhecimentos e áreas de atuação. Também é possível fazer uma segunda licenciatura, aproveitando boa parte das matérias pedagógicas cursadas na primeira formação. Dessa maneira, o aluno consegue concluir o curso em menos tempo, geralmente, de um a dois anos.

Esse é um dos caminhos para quem precisa aumentar a renda. Com uma segunda formação, o profissional consegue pegar mais aulas, ampliando sua área de atuação para o ensino de mais de uma disciplina.

4. Complementação pedagógica EaD

A complementação pedagógica é ideal para profissionais com diploma de bacharel que pretendem ingressar na capacitação profissionalcarreira de professor. Serve também para aqueles que já dão aulas informalmente e buscam capacitação profissional para exercer a função de modo legal.

Nesse tipo de curso, o aluno aproveita matérias específicas cursadas em sua primeira graduação e foca, sobretudo, nas disciplinas pedagógicas, essenciais para a formação de professores.

Em resumo, é a chance de um engenheiro se qualificar para dar aulas de matemática, ou um tradutor se habilitar para lecionar línguas estrangeiras, por exemplo.

5. Cursos livres e de extensão EaD

Os cursos livres e de extensão podem ser excelentes oportunidades de aprender algo novo. E a grande vantagem é que, normalmente, são cursos de curta duração. Alguns duram dias ou semanas, outros chegam a se estender por dois ou três meses.

Nesse tipo de curso, o professor tem a oportunidade de aprender novas técnicas de ensino, práticas pedagógicas, além de se atualizar sobre tendências da área da educação.

Em geral, esses cursos têm valores bastante acessíveis e emitem certificados, que podem ser incorporados ao seu currículo profissional e acadêmico.

6. Outras atividades

O profissional que valoriza a qualidade de seu trabalho não busca capacitação apenas nas salas de aula. Também é importante estar aberto à outras oportunidades de ampliar seus conhecimentos.

Palestras, oficinas, workshops, congressos e simpósios são ótimos lugares para aprender coisas novas. Portanto, é interessante acompanhar esses eventos e frequentá-los sempre que possível. Quem faz isso, dificilmente ficará para trás no mercado de trabalho, pois estará constantemente atualizado.

Gostou deste artigo e quer acompanhar as novas publicações do blog? Então, curta agora nossa página no Facebook para não perder nenhuma novidade!

 

Compartilhe:

Osório Santos, 207 – Itaúna / MG - CEP: 35680-229

0800 942 5006

(37) 9 9836-4736

atendimento@suafaculdadeead.com.br