Aprenda 8 dicas de estudo infalíveis!

Estudar. Passamos boa parte da nossa vida frequentando escolas, cursinho, faculdade, mas quantas vezes nos dedicamos de fato a aprender? Quantas vezes lemos a matéria e no final temos a sensação de não ter aprendido nada? Chega a ser desanimador, não é mesmo?
Mas não se preocupe, pois preparamos 8 dicas de estudo fantásticas para te ajudar. E como já dizia os antigos: “Para tudo nessa vida tem um jeito”, até mesmo para os “brancos” na hora da prova.
Então, para começar, já separe papel, lápis e borracha para colocar em prática a nossa primeira dica de estudo:

Escreva e Reescreva:

Dicas de estudo FamartÉ isso mesmo. Lápis, papel e borracha, nada de A, S, D dos teclados mas sim: Acionar Sua Determinação na vida real. É preciso do bom e velho A, B, C para nos Ajudar Bem no Começo com a memorização do conteúdo estudado.
Faça anotações em livros e apostilas, elabore resumos com palavras-chave em destaque e grife o que achar mais importante, . Tudo isso te ajudará a organizar suas ideias e acelerar o seu raciocínio, além de te preparar para possíveis redações em provas e concursos.

Revise o que foi aprendido em sala de aula e faça exercícios

Rever em casa o conteúdo dado em sala de aula e fazer as atividades propostas, como: deveres e trabalhos, é a melhor forma de colocar em prática tudo o que aprendeu, além de evitar o acúmulo de matérias, é claro.
Dessa forma, você utiliza a aula para debates e esclarecimento de dúvidas, otimizando o seu tempo e aumentando o seu rendimento e aprendizado.

Aprenda e ensine

Ensinar o que aprendeu é uma ótima maneira de memorizar o conteúdo. Isso porque, antes de falar, precisamos raciocinar para tentar explicar de forma clara e objetiva. Além disso, falar e ouvir o conteúdo novamente ajuda – e muito – no processo de memorização, assim como ler em voz alta.
Uma ótima dica é montar um grupo de estudos. Estude o suficiente para conseguir explicar e esclarecer possíveis dúvidas. Reúna seus colegas e ministre mini aulas sobre matérias de provas ou sobre algum conteúdo específico que seus amigos tenham dificuldades.

Teste e descubra em qual horário consegue ser mais produtivo

É fato que nem todo mundo acorda com a maior disposição do mundo ou consegue ficar acordado até tarde, por isso, faça testes e descubra em qual horário você consegue se concentrar mais e ser mais produtivo. Para isso, estude em todos os horários e faça anotações sobre o seu desempenho.
É claro que nem todos têm essa disponibilidade para escolher, e caso você seja essa pessoa, sugiro que elabore um plano de estudos para desenvolver uma rotina para facilitar o processo até a sua adaptação.

Trace suas metas e mantenha o foco

De nada adianta estudar por horas se você não tiver um objetivo, concorda?
Por isso, antes de começar a estudar, é importante que você defina suas metas para que consiga mensurar o seu desempenho e por fim, atingi-las.
Então, pare ai uns minutinhos e pense: “Quais são os meus objetivos?”. Pode fazer com calma, eu espero.
Pronto? Ah! Aproveite que está com o lápis na mão e anote-os ai, no cantinho do papel mesmo. Assim, depois que você terminar ler este post e anotar todas as dicas que estou te passando, poderá pregar essa folha no seu espelho ou na sua agenda para sempre se lembrar e se motivar.
Outro detalhe importante, não se deixe cair na tentação de dar aquela “olhadinha” no Facebook, ok? Deixe para checar suas notificações depois dos estudos.

Potencialize seus estudos com o esporte

Dicas de estudo FamartAcredite, o esporte pode ser um ótimo aliado nos estudos, capaz de melhorar o seu desenvolvimento intelectual e metabolismo. Isso porque, com a prática de exercícios físicos, o corpo libera substâncias como a serotonina e a endorfina, responsáveis por deixar o cérebro ativo e provocar a sensação de bem-estar.
Em consequência, o aluno eleva sua capacidade de memorização e reduz o nível de estresse, o que é muito comum em épocas de provas.
Sendo assim, quando terminar de ler esse post e pregar suas anotações em um lugar visível, você pode pensar em começar a dar, pelo menos, umas corridinhas.

Invista em uma alimentação saudável

Que uma alimentação balanceada é indispensável para uma vida saudável, não é segredo para ninguém. Mas você sabia que ela também pode influenciar diretamente na qualidade dos seus estudos e aprendizado? É isso mesmo! Além de ajudar no processo de memorização, assimilação do conteúdo e no raciocínio lógico.
Foi pensando em te ajudar a dar um up nos estudos que preparamos esse “cardápio” com 5 alimentos importantíssimos tanto para a saúde do corpo quanto para a saúde mental:
1- Peixe
Os peixes além de ajudarem a manter uma boa memória e aumentar a concentração, são ricos em ômega 3, nutrientes que promovem a saúde dos neurônios.
2- Ovos
Os ovos são fonte de colina, uma das vitaminas do complexo B, que envolve os neurônios, atuando como uma espécie de capa.
3- Maça
Ricas em fisetina, as maças ajudam no amadurecimento de células nervosas, além de estimular mecanismos cerebrais.
4- Arroz
No arroz, encontramos a glucose, nutriente energético indispensável para o cérebro.
5- Azeite de Oliva
O azeite de oliva é rico em ácidos graxos monoinsaturados, que fazem parte da membrana das células nervosas e aceleram a transmissão de informações entre elas.

Aposte em uma boa noite de sono

Quantos benefícios você já ouviu falar que uma boa noite de sono pode proporcionar? Aposto que vários, não é Dicas de estudo Famartmesmo? Então deixa eu te contar mais um: O sono também influencia diretamente na qualidade do aprendizado.
O sono é responsável por diversos fatores positivos em nosso organismo, como: a concentração, alívio de estresse, manutenção da nossa imunidade e claro, nos estudos o resultado não poderia ser diferente.
É durante o sono que os conteúdos aprendidos são absorvidos e fixados na memória. Além da memória, a criatividade e o equilíbrio também estão relacionados com o bom descanso.
Então, pronto para começar?
Agora é com você! Se atente bem a todas as dicas de estudos e se esforce para praticá-las. Fazendo assim, tenho certeza que você terá um ótimo resultado e arrasará nas provas.
E lembre-se, nada de deixar pra depois. Seu sucesso depende unicamente de você!
E ai? Gostou das nossas dicas de estudo? Então nos siga nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X